top of page

VIAJE PELA ROTA DAS MONÇÕES


No passado, quem desejasse empreender a viagem fluvial para as minas auríferas de Cuiabá, deslocava-se até a Vila de Porto Feliz em São Paulo, onde poderia alugar canoas, ou comprar canoas e contratar tripulantes experientes, acostumados a fazerem a longa viagem.


Quem estava em Mato Grosso, partindo do porto Geral de Cuiabá, caso não possuísse as embarcações, também alugava ou comprava as canoas e contratava os tripulantes ou mareantes como eram chamados á época.


Nos dias atuais, quem deseja reviver parte do percurso da Rota das Monções, em Coxim, pode contratar uma empresa especializada em turismo, que dispõe de embarcações tripuladas para a realização da monção.


As empresas colocam a disposição do visitante, barcos de alumínio propulsionados a motor de popa, chalanas para grupos maiores e caiaques para aventureiros. Os passeios podem ser realizados tanto no rio Coxim (exceto chalanas) e no rio Taquari, pela planície do Pantanal.


Pacotes turísticos de base comunitária também são oferecidos, proporcionando ao pretenso monçoeiro, não somente navegar nos rios das monções, mas também vivenciar a extração de diamantes, como realizado em épocas remotas. Mestres ribeirinhos e ex-garimpeiros fazem a demonstração para os grupos visitantes.


Outra opção para conhecer com mais detalhes o entorno da rota das monções pelo pantanal do Taquari, são os chamados safaris 4 x 4, com a opção do tour Pantanal Overland 4 x 4 safari’s – Pantanal do Paiaguás foto safari, pela região onde situava-se no passado a sesmaria do rico explorador das minas de Cuiabá e Goiás, Domingo Gomes Belliago ou o tour Pantanal Overland 4 x 4 safari’s – Pantanal da Nhecolândia foto safari pela região de domínio dos cavaleiros Guaicuru.


Conhecer o interior do Brasil e do Pantanal Sul pela rota das monções, é hoje uma opção que muito agrada a visitantes nacionais e internacionais.


Saiba um pouco mais sobre as operadoras de turismo que oferecem os pacotes:

South Pantanal Tours & Expeditions: https://www.facebook.com/tourisminpantanal


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções. Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES MS / OSC Espaço Manancial/ Salt Media” (Rota das Monções ontem e hoje) .


Rota das Monções: "Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui.”


Nos siga no Instagram: @rotadamoncoes

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page