top of page

TONINHO, CURICACA E MACACO LEVAM O ROQUE DO MATO À S MONÇÕES.


Foto: De Paula. Curicaca e Macaco, Toninho e a equipe da TV morena. (incursão do projeto Resgate do patrimônio cultural das monções).


Buscando resgatar e valorizar o patrimônio cultural da rota das monções ao longo do Rio Cênico Rotas Monçoeiras, a Trupe Monçoeira, representada pelos músicos Toninho, Curicaca e Macaco, fizeram uma bela apresentação para o programa de televisão + Natureza da TV Morena (afilada da rede Globo).


As imagens das apresentações artísticas foram gravadas durante uma expedição monçoeira pelo rio Jauru, utilizando como cenário a vila dos Diamantes (patrimônio do Jauru), durante a realização de uma oficina demonstrativa de garimpo, montada especialmente para a filmagem da TV e do registro para o projeto Resgate do patrimônio cultural da Rota das Monções.


Além de reviver aspectos históricos referentes a exploração do ouro na antiga província de Cuiabá, conhecer as belezas naturais do primeiro rio Cênico do Brasil, experimentar as emoções da navegação pelas águas agitadas dos rios Jauru e Coxim, os expedicionários foram embalados pelas canções e composições dos artistas locais.


Durante as refeições, a noite na roda de fogueira e em pontos de parada, a musica regional teve destaque, como a canção Roque do Mato, executado pelo trio Toninho, Macaco e Curicaca, gravada ao lado de um antigo rancho de garimpeiros.


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções .

Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES / OSC Espaço Manancial/ Salt Media”.


Rota das Monções: "Se o Brasil Nasceu na Bahia, o Brasil Cresceu por aqui.”

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page