top of page

ROTA DAS MONÇÕES. NO PASSADO, ESCARAMUÇAS, ITAIPAVAS E JURUMERIS. HOJE, CORREDEIRAS E CACHOEIRAS.


Foto: De Paula – Navegando nas correntezas e pedreiras logo abaixo do rio Jauru. Guias e piloteiros das monções: Antônio Belarmino (“Bagaceira”) José Tomaz (“Zezinho”) e Severino Belarmino (“tio Bagaceira”).


Desde 1719 quando se iniciaram as expedições de São Paulo as minas de Cuiabá, navegar pelo rio Coxim eram um enorme desafio, pois suas águas correntosas, velozes e agitadas apresentavam dificílimos obstáculos ás canoas de madeiras, grandes ou pequenas.


Da foz do Camapuã a foz do Taquari- assu, os monçoeiros enfrentavam inúmeros acidentes hidrográficos, que no linguajar da época chamavam de cachoeiras, saltos, itaipavas, escaramuças, funis, jurumeriz e jurumrins.


Somente guias experientes e pilotos habilidosos eram capazes de transpor esses enormes obstáculos. Araraitaguaba ou Porto Feliz, bem como o porto geral de Cuiabá, era o local em que se arregimentavam os melhores guias, pilotos, remeiros e proeiros.


Trezentos anos após estes fatos, ainda hoje, navegar com segurança pelo rio Coxim requer pilotos habilidosos e conhecedores dessas aguas movimentadas. Na cidade de Coxim e ao longo das margens do rio, pescadores profissionais artesanais ainda se ocupam em transportar passageiros, exercendo com habilidade e profissionalismo a atividade como guias e piloteiros das monções.


“110 dias... a barra é a do rio Iarui, que vem da mão direita; desta barra até o salto há itaipavas e dois jurumeriz, e que é prático faz muito por chegar ao dito salto, que é pouso certo” - Noticia 7ª pratica – Roteiro verdadeiro das minas do Cuiabá, e de todas as suas marchas, cachoeiras, iatipavas, varadouros e descarregadouros das canoas, que navegam para as ditas minas, com os dias da navegação, e travessia, que se costuma fazer por mar e terra. – In Relatos Monçoeiros. Afonso E. Taunay)


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense através da temática histórica da Rota das Monções no Rio-Cênico Rotas Monçoeiras e seu entorno /OSC Espaço Manancial/ Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES”.


Rota das Monções: "Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui.”

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page