top of page

Projeto de Resgate do Patrimônio Cultural da Rota das Monções


Por: J. F. de Paula F.



Ao deslocamento de pessoas através dos rios, com destino as minas de Cuiabá, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX foi dado o nome de Monções. O trajeto que seguia de Porto Feliz - SP (antigo Araraitaguaba), onde embarcavam as canoas até o porto de Cuiabá - MT, recebeu o nome de Rota das Monções.


As Monções Cuiabanas constituíram-se em um dos maiores fenômenos migratórios de pessoas pelo interior do país. Essas expedições fluviais proporcionaram a colonização do centro-oeste brasileiro e ocasionaram o surgimento de muitas cidades.


Comunidades que vivem ao longo dessa Rota, ainda hoje têm em seu dia-a-dia, costumes e modos de vida, oriundos dessa época.


Através de um projeto financiado pelo Fundo de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (FUNLES) de Mato Grosso do Sul a ONG Espaço Manancial está em execução um trabalho de resgate, promoção e valorização do patrimônio cultural sul-mato-grossense através da temática histórica da Rota das Monções no Rio Cênico Rotas Monçoeiras e seu entorno.


O trabalho conta com uma equipe multidisciplinar com atores de relevantes formação, saber e envolvimento nas áreas de historia, cultura regional, meio ambiente, desenvolvimento rural e turismo, buscando alcançar e registrar comunidades rurais e ribeirinhas, com seus ritmos, sua oralidade, suas crendices, seus folguedos, sua culinária e seus antigos ofícios artesanais.


Os resultados dos levantamentos, ao longo do processo serão disponibilizados ao público, através de publicações nos diversos tipos de mídia.


Rota das Monções – “Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui”.


Publicação no Facebook: https://www.facebook.com/movimentapantanal/photos/a.599101456916146/2139427286216881/


16 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page