top of page

PROGRAMA + NATUREZA E A ROTA DAS MONÇÕES


Foto: De Paula. Oficina demonstrativa de extração de diamantes (garimpo). Mestre Anulino (garimpeiro aposentado) e a equipe de filmagem do programa +natureza (rede Globo – TV Morena).


A equipe de repórteres do programa + Natureza, da TV Morena, filiada da Rede Globo de televisão, esteve presente na incursão fluvial de resgate cultural da Rota das Monções, fazendo um registro da Unidade de Conservação, Rio Cênico Rotas Monçoeiras, refazendo parte do caminho das aguas que interligavam o povoado de São Paulo de Piratininga a antiga capitania de Cuiabá.


Foi percorrido o trecho em que o rio Coxim passa pelos municípios de São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso até sua foz, no rio Taquari, na cidade de Coxim. Ao longo da Unidade de Conservação, que é uma Área de Proteção Ambiental, além de observar a natureza exuberante das formações geológicas, das diferentes fitofisionomias da vegetação marginal e da fauna, a equipe de filmagem, os pesquisadores e os visitantes convidados, puderam vivenciar atividades humanas de comunidades rurais e ribeirinhas, com seus ritos e ritmos, sua oralidade, suas crendices, seus folguedos, sua culinária e seus antigos ofícios artesanais remanescentes dos tempos idos, da exploração mineral do Brasil colônia.


Além da natureza viva dos rios, montanhas e córregos, puderam registrar as manifestações culturais da trupe monçoeira, apresentando suas cantorias, seus poemas e a contação de historias e estórias, em rodas de fogueira e nos pontos de pouso e parada para descanso.


A habilidade extrema de navegar por corredeiras, desfiladeiros, cachoeiras e saltos, dos antigos navegadores do tempos das monções, é vívida ainda hoje, através do dia-a-dia dos pescadores profissionais artesanais, transformados em guias fluviais nas expedições monçoeiras da atualidade.


Na Vila dos Diamantes a equipe teve a oportunidade, não só de ver uma demonstração das atividades de um garimpo artesanal, mas também de praticar a lavagem de cascalho na busca de diamantes, safiras e pedras semi-preciosas, ao mesmo tempo em que colhiam preciosas informações das antigas atividades de mineração.


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções .

Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES / OSC Espaço Manancial/ Salt Media”.


Rota das Monções: "Se o Brasil Nasceu na Bahia, o Brasil Cresceu por aqui.”

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page