top of page

PERSONAGENS JUSTAFLUVIAIS DA ROTA DAS MONÇÕES NA ATUALIDADE.


Registrando, preservando e compartilhando a história de vida de ilustres ribeirinhos.


O projeto resgate do patrimônio cultural da Rota das Monções, tem buscado dar visibilidade a ilustres desconhecidos cidadãos (ãs) ribeirinho (as), que vivendo nas margens dos caminhos fluviais, tem dado sua contribuição para um mundo melhor.


Uma série de curtos vídeos, tendo por título “conheça o personagem”, tem mostrado a vida e o dia-a-dia dos moradores que atuam no trajeto fluvial da rota das monções, na atualidade.


“Conheça o personagem : Seu Anulino”, é um vídeo que mostra um pouquinho das atividades desenvolvidas pelo garimpeiro aposentado, que embora na localidade seja conhecido apenas como um ex-garimpeiro morador da Vila dos Diamantes, para os turistas nacionais e internacionais é o mestre do conhecimento popular da arte de procurar diamantes e safiras, que se predispõe a fazer a demonstração, de como era a vida e o trabalho dos faiscadores de pedras preciosas, nos tempos áureos da mineração.


Vale a pena conferir o vídeo.


Veja a descrição:

Conheça o personagem: Seu Anulino! Por: Vinicius Graça de Paula “Com muita energia e disposição, seu Anulino é uma figura carismática, gentil e atenciosa! Sempre disposto a mostrar como funcionava seu trabalho como garimpeiro e contar um pouco da sua história! É uma visita indispensável para todos que forem para Jauru: A vila dos Diamantes!” #jauru #viladosdiamantes #diamantes #pedraspreciosas #riquezanaspedras #garimpo


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense através da temática histórica da Rota das Monções no Rio-Cênico Rotas Monçoeiras e seu entorno /OSC Espaço Manancial/ Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES”.


Rota das Monções – “Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui”.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page