top of page

OS DESFILADEIROS DO RIO COXIM


Navegar pelo rio Coxim rumo as minas de ouro de Cuiabá, desde o tempo do ciclo das monções, como também na atualidade, tem despertado a admiração de todos que por alí passam, não só pelo status de conservação das margens do rio, como também pela diversidade do cenário paisagístico. Ora navega-se em cânions estreitos e profundos, ora navega-se entre serras com frondosa vegetação ciliar ou desliza-se pelas águas cercadas de vegetação de cerrado. O rio em algumas situações espraia-se em pequenas planícies cercadas por savanas arbóreas densas, para mais na frente correr por entre solos litólicos com savana de vegetação rupestre e vegetação remanescente de desertos passados.



Paredão inclinado (foto: Larissa Cabral @ expedição Rio-Cênico 2022).


O que mais impressiona a muitos, são as grandes dolinas em que o ímpeto das águas, com o decorrer de milhares de anos corta ao meio, morros e serras, formando enormes paredões. Nestes pontos o rio torna-se estreito e os navegantes passando próximos aos penedos se deslumbram com o passaredo, que utilizando os altos penhascos para construir seus ninhos, fazem enorme algazarra.



Paredão dos psitacídeos - rio Coxim


“Se os índios não fossem destituídos de inteligência (opinião do autor) lançariam mão de recurso capaz de paralisar a marcha das monções. Nenhuma expedição conseguiria navegar no (rio) Coxim através dos desfiladeiros de paredes altíssimas cortadas a prumo entre as quais corria o rio com extraordinária violência e em lugares onde a sua largura se reduzia a cinco e até a quatro braças (11m e 8,80m). Poucos que ocupassem o cimo daqueles paredões despenhando pedrouços e alí não passaria canoa que se não votasse a infalível destruição. Esta mesma opinião expenderia Lacerda e Almeida trinta e tantos anos mais tarde ao se declarar espantando de que jamais houvessem os índios pensado em valer-se daquela magnífica posição estratégica.”(TAUNAY – Relatos Monçoeiros).


Monção entrando no córrego da Sucuri (afluente do rio Coxim).


O cenário panorâmico do rio Cênico permanece ainda hoje intocado, sem alterações antrópicas significativas, causando admiração a todos que por ali navegam, passando bem próximo desses enormes paredões, referenciados a trezentos anos atrás, nos relatos e nas notícias praticas dos flúvio-navegantes. Vale a pena conhecer.


Expedição filosófica eco-monçoeira 2022 - momento de recreação. (Foto: Camila @expedição Rio-Cênico 2022).


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções. Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES / OSC Espaço Manancial/ Salt Media”.





Rota das Monções: "Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui.”







Visite a Rota das Monções (onde comprar):

South Pantanal Tours & Expeditions).

https://www.facebook.com/tourisminpantanal.






Saiba mais sobre as Monções:

@rotadasmoncoes

@movimenta_pantanal/




32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page