top of page

ONDE BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE AS MONÇÕES, EM COXIM.


Foto: De Paula. Margem do rio Taquari, área central de Coxim. Praça Noêmia Serrou Camy, popularmente conhecida como praça do flutuante. Restaurante Ahau e a Extensão do CAT (Centro de Atendimento ao Turista).


As expedições fluviais das monções tiveram papel relevante na colonização da região centro-oeste do Brasil. Ao longo do trajeto fluvial com cerca de 3.600 quilômetros de extensão, desde a saída de Porto Feliz até Cuiabá, foram surgindo pontos de pouso, roças, arraiais, vilas e posteriormente cidades.


Pequenos povoados ao longo dos rios foram surgindo e crescendo em função da ingtensa movimentação de pessoas que se deslocavam indo ou vindo das minas auríferas. A cidade de Camapuã, situada as margens do ribeirão Camapuã nasceu e cresceu como ponto de abastecimento e abrigo aos navegantes, assim como a cidade de Coxim localizada as margens dos rios Coxim e Taquari.


Porto Feliz em São Paulo era o ponto de partida (ou chegada) das expedições. È hoje considerada como a capital das monções. A cidade rememorando os tempos históricos, anualmente é palco de encenações a céu aberto, quando se realiza a semana das monções, onde atores profissionais e voluntários recriam o cenário original da partida de uma monção.


Porto Feliz conta com edificações antigas que abrigam o museu histórico e pedagógico das monções, a antiga casa da alfandega, hoje transformada em restaurante, o batelão das monções instalado no parque das monções, que conta ainda com o porto das monções, a escadaria do porto, o monumento aos bandeirantes, o paredão salitroso – araraitaguaba nas proximidades do rio Tietê.


A cidade de Coxim tem em sua área central, uma praça que margeia o rio Taquari. A praça foi recentemente revitalizada e conta hoje com um restaurante e coquetelaria para atender a comunidade local e os visitantes. Foi inaugurado recentemente uma extensão do centro de atendimento a turista (CAT), que conta com presença de um turismólogo especializado em rota das monções, que durante os horários de expediente orienta e atende os visitantes.


A cidade de Coxim hoje oferece a opção de passeios de barcos, a quem deseja conhecer o cenário dos caminhos fluviais da rota das monções. A extensão do CAT junto a praça ribeirinha é uma das poucas opções para o visitante receber informações sobre as atividades turísticas disponíveis ao público.


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções .

Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES / OSC Espaço Manancial/ Salt Media”.


Rota das Monções: "Se o Brasil Nasceu na Bahia, o Brasil Cresceu por aqui.”

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page