top of page

HELIO MOURÃO – ILUSTRE PERSONAGEM DA VIDA MONÇOEIRA NA ATUALIDADE.



O artista plástico Hélio Mourão, 82 anos, se destacou desde jovem como fotógrafo e pintor, vivendo sempre próximo as margens do rio Taquari junto a Praça da Matriz (hoje praça Silvio Ferreira). Na década de 1970, montou seu Ateliê de pintura e um pequeno estúdio de fotografia, onde revelava suas fotos, tiradas, não só na área urbana de Coxim como também nos pantanais.


Quando jovem, por estar sua residência próxima as margens do rio, frequentava o antigo porto de Coxim, onde com seus amigos e irmãos divertiam-se nas águas do caudaloso Taquari. Lembra saudoso, do porto da cidade, local em chegavam as mercadorias vindas de Corumbá e as pessoas que vinham do pantanal. Era dali, que antes da construção da ponte, a balsa atravessava veículos e pessoas para o outro lado do rio Taquari.


Tem vívido na lembrança o antigo rego d’agua que abastecia o centro da cidade, passando pelo quintal de “Seu” Pidú (hoje praça Zacarias Mourão ou praça do Pé-de-Cedro), corria pelos fundos da antiga escola municipal (hoje antigo fórum), descia pelos fundos do terreno de “Dona” Clarisse seguindo até desaguar no Taquari.


A família Mourão era (e é) bastante conhecida na comunidade Coxinense. Seu Pai João Mourão foi por longo tempo Juiz de Paz da Comarca, realizando inúmeros casamentos. Zacarias Mourão consagrou-se nacionalmente como compositor de vários sucessos da musica Nacional.


Hélio foi um dos primeiros fotógrafo e artista plástico a exercer a profissão em Coxim. Como excelente pintor e desenhista, incentivou e motivou varias gerações a se interessarem pelas artes visuais.


Na foto, Hélio aparece, tendo ao fundo o painel de seu parente Zacarias Mourão. Afinal, teve uma pequena participação na pintura do grande mural, quando contratado pelo artista Kobra, para finalizar a impermeabilização da obra.


Museu Virtual de Personagens justafluviais da Rota das Monções (registrando, preservando e compartilhando a história de vida de ilustres ribeirinhos).


“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções. Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES / OSC Espaço Manancial/ Salt Media”.


Rota das Monções: "Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui.”


Visite a Rota das Monções (onde comprar):

South Pantanal Tours & Expeditions).


Saiba mais sobre as Monções:

@rotadasmoncoes

@movimenta_pantanal/

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page