top of page
Foto do escritorJ. F. de Paula F.

Coleção Pantanal Eco Fashion - Terra cozida do pantanal e couro de peixe.



A coleção “Pantanal eco Fashion” é a mais nova produção da escultora ceramista Jane de Paula (Coxim MS), composta por pequenas peças artesanais em terra cota (Terra Cozida do Pantanal) para serem aplicadas em pulseiras confeccionadas em couro de peixe.


A proposta, dentro do conceito eco fashion, também chamado de moda sustentável ou moda ecológica, incorpora elementos inspirados na natureza, subprodutos do consumo alimentar de peixes e o elemento natural (argila/terracota), unindo design ou a concepção de produtos, a arte da modelagem e os saberes ancestrais do povo pantaneiro.


Pantanal eco Fashion – Design, moda sustentável buscando abrir caminhos para um comercio justo (fair trade) visando melhorar as relações entre produtores, trabalhadores, consumidores e a natureza.


Da matéria prima


Os municípios da região da bacia do Alto Taquari (região pré-pantaneira) estão posicionados geograficamente em região rica em depósitos de argila da formação Ponta Grossa, que se constituem em matérias primas ricas e abundantes para a produção de cerâmica vermelha rústica conhecida como “cerâmica cotto” destacada pelo diferencial na produção dos segmentos cerâmicos de artesanato, revestimento e estrutural.


O rio Taquari, no pantanal de Mato Grosso do Sul, pela piscosidade de suas águas e abundancia de pescado, por muitos anos, deu a cidade de Coxim o título de Capital do Peixe, pela abundancia de pescado como pacu, piauçú e piraputanga, dentre outros. Além da abundancia do pescado natural, com o crescente aumento da produção em tanques escavados, a capacidade de fornecimento de couro, tem aumentado, não havendo no entanto o aproveitamento racional desse subproduto, que através de processamento de qualidade proporcionam a produção de peças e acessórios femininos de ótima qualidade.


A proposta da coleção torna-se relevante para a comunidade local, uma vez que mostra o caminho para o aproveitamento e o manejo sustentável de matérias primas nobres e abundantes na região  e que normalmente são descartadas ou pouco aproveitadas, possibilitando a geração de renda e emprego, como no caso da argila e do couro de peixe.

A coleção Pantanal eco Fashion é composta por pequenos  souvenires ornamentados com “terra cozida do pantanal” para serem aplicados em pulseiras de “couro de peixe”, confeccionadas pela Associação de mulheres pescadoras – ARPEIXE (Associação Reciclando o Peixe) utilizando as duas matérias primas, ricas e abundantes existentes no município de Coxim.


A geração de produtos com alta qualidade e designer moderno, pode tornar-se atrativa para jovens e pelo publico feminino, que com sua comercialização possibilitará melhoras na qualidade de vida de artesãos, além de promover a cultura regional do artesanato de Mato Grosso do Sul e contribuir para a preservação do meio ambiente evitando o descarte de materiais que podem ser reaproveitados.


A coleção Pantanal eco Fashion

Caju (Anacardium occidentale)


Carambola (Averrhoa carambola)

Jabuti (Chelonoidis carbonária)


Tamburi (Enterolobium sp)

Folha simples

Peixe – Lambari (Astyanax sp)



Jane de Paula (Mama Pantanal), escultora ceramista e chefe de cozinha.




·      Participou ativamente do Arranjo Produtivo Local – APL Terra Cozida do Pantanal instituído pelo Sebrae, Senai,FIEMS, Governo do Estado de MS e Consorcio de Prefeituras (COINTA).

·     Participa da exposição permanente com o artefato cerâmico com  motivos da iconografia Mbayá-Guaicuru, no Centro  Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul no Memorial da Cultura de MS – Apolônio de Carvalho em Campo Grande MS,

·    Em 2006 através da coleção Mulher Peixe com a aplicação da cerâmica em couro de peixe, para a produção de peças de vestuário e acessórios femininos, participou da exposição São Paulo Fashion Week, e Rio Fashion Week  um dos  maiores eventos de moda do Brasil e o mais importante da América latina, como também na Fashion Rio.

·    Compôs a coleção “Mulher-Peixe”, com pulseiras, colares e cintos, sendo a coleção agraciada com o “Prêmio Sebrae TOP 100  de artesanato brasileiro” que premiou os 100 melhores núcleos de artesanato do Brasil em 2006.

Através de produção familiar, confeccionou chafarizes e ornamentou praças nos municípios de Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Costa Rica, Cassilândia e Brasilândia em Mato Grosso do Sul.


Coleção Pantanal eco Fashion (Produção de peças artesanais em terra cozida do pantanal (terracota) para aplicação em souvenires confeccionados em couro de peixe) – projeto financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo – Coxim 2024 (LPG-Lei Complementar n° 195, de 8 de junho de 2022), viabilizado pela Prefeitura Municipal de Coxim e operacionalizado pelo Fundação Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page