No trajeto fluvial das monções cuiabanas, seguindo pelos rio Coxim e Taquari em direção a aurífera baixada cuiabana, os viajantes deslumbravam-se com as grandes antas encontradas nas margens dos rios ou atravessando os cursos de água.
Em 2022 é bastante comum o encontro com belos exemplares de antas, nadando vigorosamente pelo canal, muitas vezes, parecendo não fazerem caso das embarcações que velozmente passam, levando turistas e visitantes.
Na expedição “filosófica” eco-monçoeira – 2022, professores, universitários e agentes publicos, navegando pela Unidade de Conservação Coxim, Rio Cênico Rotas Monçoeiras, tiveram a oportunidade de registrar através de fotografia e vídeo, alguns exemplares de antas atravessando o rio Coxim.
“Nas águas do rio nadavam bandos de ariranhas (...), antas e capivaras (...) Desde o Coxim reapareciam numerosas as antas das chamadas russas (...) da grandeza de uma vaca mediana.” (TAUNAY).
Vídeo gravado pela acadêmica Wanessa @ expedição rio-cênico
Rota das Monções: "Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui.”
Resgatando, promovendo e valorizando o patrimônio cultural da Rota das Monções.
“Projeto Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural da Rota das Monções. Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES / OSC Espaço Manancial/ Salt Media”.
Rota das Monções: "Se o Brasil nasceu na Bahia, o Brasil cresceu por aqui.”
Visite a Rota das Monções (onde comprar):
South Pantanal Tours & Expeditions – www.facebook.com/tourisminpantanal
Saiba mais sobre as Monções:
Comments